sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Esse inseto foi encontrado em área urbana. Tem características parecidas com de besouros ou cigarras. Apresenta as cores: preto, vermelho e cinza. Tem mais ou menos 7 centímetros. Tem antenas grandes. Não é perigoso, a não ser que seja manuseado de uma forma indelicada.
Que bicho é esse?
Este besouro, é popularmente conhecido como arlequim-da-mata ou arlequim-de-caiena. Seu nome científico é Acrocinus longimanus, faz parte da família Cerambicídea e pode ter até 70mm de comprimento, sua presença é muito comum em regiões tropicais.

Fonte : http://www.revistamundodosbichos.com.br/fique-antenado-mr-acrocinus/

 Os machos têm as pernas inferiores muito grandes e o tamanho do corpo até duas vezes maiores, facilitando a subida em árvores ou receber atenção das fêmeas. 
O inseto da imagem parece ser macho, tirei essa conclusão analisando o tamanho das pernas.
Estes insetos são alvo de colecionadores. Os arlequins são besouros fantásticos pela sua beleza. São encontrados geralmente, em galhos e sobre matéria orgânica vegetal em decomposição. Os adultos se alimentam da seiva das árvores. 
Na época de reprodução as fêmeas depositam seus ovos sob a casca de árvores perto da ponta de ramos macios. Depois de depositar os ovos, fazem, com o auxílio das mandíbulas, um profundo sulco ao redor do ramo, formando uma espécie de cintura; o ramo danificado morre e cai no solo, e ali as larvas se alimentam e completam o seu desenvolvimento. As larvas eclodem, alimentam-se da casca e depois do lenho, acelerando a decomposição da madeira. O besouro adulto surge quatro meses depois, roendo o seu caminho para fora da madeira. O ciclo de vida é anual.